quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dicas para uma construção sustentável

Olá a todos :)

Estas férias colocaram-nos em Stand By e voltar à rotina escolar é complicado. Voltamos a postar informação, desta vez, a partir de um blogue de vários alunos de 12º ano que na disciplina de AP optaram por construir uma casa ecológica em miniatura. Achamos interessante, colocar um tópico engraçado e levezinho, como um anúncio do nosso regresso. Num próximo post, iremos colocar os resultados da sondagem elaborada.

Até Breve, :)

  • Aberturas interiores amplas – salas amplas: Está cientificamente comprovado que em salas amplas existe mais sociabilidade, mais convívio e menos conflito. Esteticamente muitos corredores não ficam bem numa casa.
  • Conforto ambiental – os sentidos em paz com o espaço: Para estarmos bem connosco mesmos é preciso estarmos bem com o meio que nos rodeia.
    Dentro do conforto ambiental podemos considerar vários tipos de conforto:

Conforto térmico: não convém estar nem muito calor nem muito frio dependendo da estação do ano, da situação e da pessoa em si.
Conforto visual: como a casa tem janelas não vai haver problemas com a iluminação mas se por alguma razão estiver demasiada luz para a aquela altura pode-se sempre correr às cortinas até haver um meio-termo.
Conforto acústico: as paredes da casa são constituídas por aglomerados de cortiça e como tal o barulho de fora da casa não será ouvido com intensidade dentro dela e vice-versa porque a cortiça é um bom isolante acústico e térmico.
Conforto olfactivo: é sempre bom termos a nossa casa bem perfumada para tomar um ar agradável.
Ventilação e arrefecimento: Na casa o que não falta são janelas, por isso se tiver demasiado calor basta abrir umas quantas para a casa ficar mais fresca. O posicionamento da janela é o ideal quer para a iluminação quer para o arrefecimento da casa.
Permeabilidade das superfícies: Convém que a casa tenha uma superfície permeável ao vapor e que permita uma interacção com a humidade porque assim a casa fica com um ar de limpeza e de nova não ganhando maus odores.

Fonte: http://ecocasafuturo.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário